IPS COMUNIDADES
Com o intuito de trazer à tona e dar relevância às necessidades das comunidades do interior do Estado do Amazonas fornecedoras de produtos naturais, empresas como Natura, Coca-Cola e Ipsos, com o apoio metodológico do Social Progress Imperative (SPI) e da Rede #Progresso Social Brasil, formaram uma parceria inédita e investiram na construção do IPS Comunidades em 2015, índice pioneiro no mundo para a mensuração de desenvolvimento social em nível local e a partir de dados primários. A partir do diagnóstico e disponibilização de dados relevantes e fidedignos, empresas, órgãos governamentais, ONGs e movimentos sociais atuaram de forma sinérgica em prol da geração de maior impacto positivo e desenvolvimento social junto às comunidades.
Mais informações em: http://www.progressosocial.org.br/
A partir dos resultados do IPS Amazônia 2014, o Governo do Pará organizou a iniciativa IPS Pará em 2015. Ela consistiu na apresentação do IPS em cinco grandes oficinas e seis reuniões de trabalho, nas quais dialogou-se com membros do primeiro
escalão do governo sobre a utilização do índice como estratégia central para melhorar a alocação dos investimentos públicos sociais no Estado. Os resultados iniciais dessa interação são:
Mais informações em: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=110830
A criação do Índice de Progresso Social (IPS) em 2013 possibilitou medir o progresso social diretamente, independente do desenvolvimento econômico. Desde então diversas iniciativas nacionais e subnacionais estão surgindo, sobretudo em países latino-americanos. Isso levou à criação da Rede Progresso Social, que congrega iniciativas para medir o progresso social em vários países, tais como Brasil, Paraguai, Costa Rica, Chile, Colômbia, Peru, Trinidad e Tobago e El Salvador.
Mais informações em: http://progressosocial.org/
INICIATIVAS AO REDOR DO MUNDO
O lançamento do IPS Amazônia em 2014 influenciou a criação de índices de progresso social em escalas sub-regionais ao redor do mundo como na Europa
(https://ec.europa.eu/regional_policy/en/information/maps/social_progress), Índia (https://socialprogress.in) e, mais recentemente, na América do Norte.